O que é consignado?

O que é consignado?

O crédito consignado é uma das maneiras de solicitação de empréstimo, que pode socorrer muita gente na hora de um aperto financeiro. 

Quando a situação financeira se complica, e você precisa recorrer a uma linha de crédito, é importante avaliar com cuidado todas as opções, para escolher aquela que melhor atenda às suas necessidades no momento, e que te traga menos preocupações no futuro.

Assim, é importante ficar de olho na taxa de juros, e em todas as tarifas cobradas para a liberação do crédito. 

Também é preciso ler o contrato com cuidado, para não ter surpresas desagradáveis, e verificar se terá condições de cumprir com o pagamento das parcelas, para que não corra o risco de se endividar ainda mais.

É importante observar tudo isso antes de fechar negócio, pois também vai permitir escolher a melhor opção, com as melhores taxas do mercado.

Nesse sentido, o crédito consignado tem sido uma das opções mais comuns, pois oferece várias vantagens interessantes. Principalmente relacionadas a taxas de juros mais baixas e competitivas, em relação a outras modalidades de empréstimo.

E você? Já ouviu falar em consignado? Sabe o que significa, como funciona e quem pode fazer esse tipo de empréstimo? 

Se você não sabe ou tem alguma dúvida sobre essa modalidade de crédito, continue lendo este artigo, e tire todas as suas dúvidas.

O que é crédito consignado?

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo cujo desconto das parcelas ocorre diretamente no benefício do INSS. 

É bastante comum entre pensionistas e aposentados. Mas também está disponível para funcionários públicos, porém com algumas condições diferenciadas.

O fato de ser mais comum entre pensionistas e aposentados se deve à maior estabilidade da renda dessas pessoas, o que gera uma maior confiança de mercado para a liberação de crédito.

As taxas de juros tendem a ser mais baixas, pois os riscos para as instituições são menores, uma vez que a cobrança é feita diretamente no contracheque. Por isso, os riscos de inadimplência são menores.

Já os funcionários de empresas privadas têm menos estabilidade no trabalho, podendo ser demitidos com mais facilidade. Por isso, as instituições financeiras oferecem taxas de juros mais baixas para os pensionistas e aposentados do INSS ou funcionários públicos.

Uma informação interessante que nem todos sabem, é que esse serviço está disponível em forma de empréstimo, e também em cartão de crédito.

Como funciona o crédito consignado?

O consignado conta com algumas regras, como o limite de 40% da renda líquida que você pode comprometer, de modo a evitar o superendividamento e manter a saúde financeira do tomador do empréstimo.  

Desse total, 5% deve ser para o cartão de crédito consignado, que também tem o desconto da fatura todos os meses na folha de pagamento. Dessa forma, 35% fica destinado para o empréstimo consignado.

Vantagens do crédito consignado

Facilidade para a contratação

Esse tipo de empréstimo não tem muita burocracia, pois as instituições não correm muitos riscos de inadimplência. Por isso, aprovam mais rápido o crédito. 

São necessários poucos documentos. E a análise do crédito é feita em até 24 horas. Além disso, uma vez aprovado o crédito, o dinheiro cai direto na sua conta.

Taxas de juros mais baixas

O consignado oferece a menor taxa dentre as linhas de crédito disponíveis no mercado. 

Por isso, essa modalidade de crédito é, muitas vezes, utilizada para suprir gastos emergenciais como, por exemplo, quando você tem uma emergência doméstica, e precisa fazer algum reparo em casa. Ou quando precisa ter algum gasto extra com saúde.

Como o risco para a instituição financeira é menor, as taxas são mais atraentes. Atualmente, o consignado está operando na média de 1,80% ao mês para pensionistas do INSS e aposentados.

Prazos maiores

No consignado, existe a possibilidade de ter prazos mais longos para concluir o pagamento. Alguns bancos dão até 84 meses para o pagamento do empréstimo.

Pode ser feito por não correntistas

O consignado não precisa ser feito no banco em que você tem conta corrente. Ele pode ser em qualquer banco, desde que você não tenha restrição interna com o mesmo. Isso permite analisar a proposta, e escolher a opção que te ofereça as melhores taxas.

Parcelas fixas

Além de prazo longo para pagar, as parcelas no consignado são fixas. Pois o cálculo das taxas de juros é feito no momento da contratação, e elas não aumentam posteriormente. Isso ajuda muito a planejar o orçamento.

Desvantagens do crédito consignado

Não há possibilidade de adiar o pagamento

Como o desconto é feito diretamente na folha de pagamento, você não tem chances de adiar o pagamento. Afinal, ele é automático, e você já receberá o salário com o desconto da parcela do mês.

Desse modo, não há possibilidade nem mesmo de mudar a data do desconto, em caso de ter algum problema financeiro em determinado mês. 

Nem todo mundo pode solicitar

Não é todo mundo que pode contratar um consignado. Para solicitar, é preciso ser funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS.

Além disso, é preciso ter margem de crédito. Essa margem consignável é o que determina se o empréstimo não irá comprometer mais de 35% da renda líquida. Então, se você já tem outro empréstimo em folha, pode ter essa margem comprometida.

Se você é aposentado ou pensionista do INSS e precisa de dinheiro para reformar, construir, viajar ou realizar qualquer outro sonho, conte com o consignado da Caminho do Crédito para tirar seus planos do papel. As menores taxas do mercado de consignado você encontra aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *